As ilhas Mentawai, estrategicamente situadas na costa oeste de Sumatra, ao sul de Nias, têm mais de 200 milhas náuticas de costa, com grande parte da costa exposta a diversas janelas do oceano Índico.
Ela está localizada em uma posição estratégica, estando aberta a qualquer ângulo de ondulação no Oceano Índico. Elas funcionam como uma barreira para qualquer ondulação a caminho da Sumatra. Durante a estação seca (abril-novembro), o Oceano Índico se transforma em uma máquina de produção de ondas que continua bombardeando as Mentawais. Considerada a maior descoberta para o free surf nas últimas décadas, elas tornaram-se realmente famosas graças à exposição maciça na mídia de suas ondas como as ondas mais perfeitas do mundo.
As Mentawais foram descobertas pela primeira vez nos anos 70 por surfistas que passavam por essas águas a caminho de Phuket, na Tailândia, onde fretavam barcos na alta temporada naquela área, depois que a alta temporada de surf na ‘estação seco’ terminava em Bali. Mais tarde, ficaram famosas quando o capitão Martin Daly se estabeleceu na área e compartilhou seus tesouros para o mundo.
Esta parte da Indonésia é muito remota e isolada, quase intocada e de uma beleza muito singular, onde a única maneira de intercâmbio entre as várias ilhas é feita por barcos.
O porto continental mais próximo das ilhas é Padang, onde surfistas de todo o mundo chegam para começar sua viagem às ilhas a bordo de barcos fretados ou da balsa rápida para ficar em acampamentos em terra.
As condições climáticas aqui são completamente diferentes das condições encontradas em outras partes da Indonésia. Tempestades conhecidas como “Sumatras” são comuns e se formam e se movem sem aviso prévio. Uma manhã clara e calma pode facilmente se transformar em um dia de tempestades violentas. Você está surfando no equador, onde é comum os ventos soprarem maral ao final da manhã. Ao contrário de Bali, no leste do arquipélago indonésio, onde os ventos ‘trade winds’ (ESE) sopram fortes e constantes durante a estação seca, no alto da Sumatra os ventos são mais imprevisíveis e podem mudar a qualquer momento, soprando com um pouco mais de intensidade por apenas pouco tempo.
De qualquer forma, a diversidade na posição das ilhas garante que sempre haja um local com vento terral ou protegidos e com condições lisas e perfeitas em qualquer direção do vento além da consistência do swell, garantindo que em qualquer tamanho de ondulação quase sempre haverá ondas surfáveis em algum lugar, mesmo quando o swell for pequeno, pois existem muitos ímãs de swell diretamente expostos a canais profundas. Além disso, há uma enorme abundância de vida marinha e lugares com picos de surf quase inexplorados que todos os anos surpreendem com novas descobertas de ondas de classe mundial.