Localizada a cerca de 45 min. de Dompu, Lakey Peak ou ‘Lakeys’ é um dos lugares mais consistentes e relaxados da Indonésia. Em Lakey Peak, não é necessário possuir um meio de transporte, pois todos os picos de surf estão localizados muito próximos a uma curta distância um do outro e não há muito o que fazer além de surf, kitesurf, caça submarina e relaxar. Um pouco de corrico, se você gosta, uma boa caminhada pela vila e é isso.
 
Em Lakey Peak, você encontrará uma boa variedade de pequenos hotéis à beira-mar com diferentes preços, além de um hotel muito agradável (Aman Gati) com piscina, TV a cabo e quartos equipados com TV, telefone, ar condicionado, frigobar e água quente. Todo o local foi desenvolvido de frente para o mar, todos os hotéis e restaurantes da região foram construídos neste espaço de cerca de 1 km de frente para o mar, por isso o lugar respira surfe e tudo o que há a fazer é surfar o dia todo e passe as noites jogando jogos de mesa ou assistindo a vídeos ou filmes de surf durante o jantar em um dos muitos restaurantes espalhados à beira-mar. Algo curioso aqui é o fato de que o vento geralmente sopra terral de manhã cedo, até às 11 horas da manhã, quando vira para maral/ladal, o momento perfeito para os kitesurfistas, permanecendo assim até o final da tarde, quando volta a soprar terral ou fica liso e sem vento. A cerca de 3 km de Lakey Peak, há outra bom pico de direita chamado Periscopes, onde também há quartos para alugar de frente para a onda.
A melhor maneira de ir para Lakey Peak é através de vôos domésticos diários de Bali (1,5 horas para Sumbawa) que chegam ao aeroporto de Bima (Sumbawa)
 
Picos de surf
– Lakey Peak:
Localizado no coração do lugar e bem no meio dos outros picos, depois de uma lagoa que se forma na maré baixa, é um dos poucos lugares na Indonésia onde você pode surfar boas ondas de pico em uma bancada de coral quebrando para os dois lados. A esquerda é mais longa e produz duas boas seções de tubo profundo e parede para manobras que terminam no canal, enquanto a direita é mais curta, mas também oferece um tubo e parede para manobras. Lakeys pode suportar swell de até 8 pés, mas depois de 6 pés começa a ficar pesado. Melhor na maré baixa “torrada” de manhã cedo.
 
– Lakey Pipe:
À esquerda de Lakey Peak, separada por algumas centenas de metros de canal, essa esquerda pode produzir bons tubos com seções por trás do pico ‘backdoor’, melhor na maré média subindo de 4 a 6 pés. Não é tão afetada pelo vento maral do meio-dia…
 
– Nungas:
Esquerda, localizada no lado direito do Lakey Peak, Nungas é a melhor aposta para quando o swell ultrapassar os 8 pés, oferecendo paredes muito longas com várias seções de onde a onda pode ser dropada. Ideal na maré média a alta, pois na maré baixa a onda  secciona e fica muito rasa.
 
– Periscopes:
Direita longa e oca, localizada a cerca de 3 km à direita de Lakey Peak, Periscopes é uma onda temperamental que depende de ventos fracos ou sem vento, maré média ou alta e um bom swell do sul para mostrar do que é capaz.